• RESERVAR

Bonito-MS

Bonito - Nossa Cidade

A cidade de Bonito é reconhecida mundialmente pelas suas belezas naturais, seus rios cristalinos com cachoeiras e cavernas, sendo os principais atrativos naturais. Uma terra cheia de história e um povo hospitaleiro. Nossa cidade está de braços abertos para te receber.
Rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas propiciam um intenso contato com a natureza. Fauna e flora exuberantes, com centenas de espécies de aves, mamíferos e répteis ocupam a região com uma vegetação de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica. Essas são algumas das atrações de Bonito, na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 300 quilômetros de Campo Grande.

Polo do ecoturismo no Brasil, Bonito recebeu em 2013 o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, o World Responsible Tourism Awards, na Feira World Travel Market, em Londres. O município conta com cerca de 40 atrativos, que possibilitam aos visitantes várias opções de atividades. Os interessados em contemplar as belezas da região podem, por exemplo, visitar as grutas e tomar banho em cachoeiras e rios de águas cristalinas.

História e Cultura
Era habitado por diversas tribos de índios, como Guaianás, Tapetim, Chamacocos, Kadiwéus e Nelique. Inicialmente, Bonito era uma grande fazenda. Em 1915, a fazenda passou a ser o Distrito de Paz de Bonito (pertencente ao município de Miranda).

Em meados do século XIX, o Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, conhecido também por ser o pioneiro em explorar a fundo o território de Bonito, iniciou a história do município ao adquirir a Fazenda Rincão Bonito e cessar de vez a circulação de colonizadores espanhóis pelas redondezas. Denominação esta que demorou quase um século inteiro para que a cidade de Bonito fosse reconhecida como tal. Em 1948, após Lei Estadual, Bonito ficou conhecido como município de distrito único.
A exploração turística das grutas, cachoeiras, lagos e trilhas faz com que a modesta população em Bonito chegue a triplicar durante a alta temporada, e graças aos constantes esforços da prefeitura, ONGs e empresas para manter o ambiente afastado da degradação da natureza, Bonito se destaca como um dos mais bonitos lugares ecoturísticos do Brasil para se conhecer.
As festas mais populares da região acontecem em junho, nas festas juninas indo até dia 29, dia de São Pedro, o padroeiro da cidade.

Clima
Em Bonito não há uma época certa para visitação. A primavera e o verão são quentes e úmidos, com chuvas esparsas que enchem os leitos dos rios. Durante o outono e inverno chove uma vez ou outra, mas o céu está sempre azul e as noites são estreladas e geladas. O clima é tropical com temperatura média de 22°C.

Vegetação e Relevo
A vegetação da região de Bonito é basicamente o cerrado, com grande presença de campos, muito característico do centro-oeste brasileiro.
Bacia Hidrográfica: Rio Paraguai
Sub-Bacias: Rio Miranda e Rio Aquidauana
O calcário presente em toda a área garante a beleza natural dos solos e águas da região. Aliás, é esse calcário o responsável pela transparência das águas locais.
Share by: